skip to Main Content
Sites Sem HTTPS E O Google

Sites sem HTTPS e o Google

O Google passará a identificar os sites sem HTTPS como não seguros. O que isso significa na prática? Que os usuários irão preferir sites seguros. Os mesmos acabarão ganhando mais popularidade e solidificando suas posições na primeira página de resultados. Isso já havia sido informado, desde 2014. Seu algorítimo de ranqueamento passou a privilegiar os sites que utilizam os certificados SSL e que fornecem páginas com criptografia, em HTTPS. Tudo para cumprir sua missão principal, que é entregar tudo que há de melhor para o usuário que está fazendo a pesquisa.

Sites sem HTTPS

Afinal de contas, o que é o HTTPS? Habitualmente nós digitamos o endereço de algum site na barra de endereços de nossos navegadores. Assim que inserimos as informações e teclamos em “Enter”, aquele endereço é direcionado a um servidor que começa a trocar informações. Tudo isso através de um protocolo, o  HTTP (Hyper Text Transfer Protocol). Essas trocas de informação são em formato de texto, entre o seu navegador e o servidor onde o site está hospedado. Desde 2014 o Google informou que passaria a ranquear melhor quem utilizasse os certificados SSL e passasse a utilizar o protocolo HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure).

A diferença para o HTTPS é justamente essa. Utiliza a criptografia para “embaralhar os dados” e fazer a troca de informações entre a sua máquina e o servidor. No início foi muito utilizado quando havia transação financeira envolvida, por causa da segurança. Entretanto, com o passar do tempo e a quantidade de sequestro de informações, houve muito investimento em criptografia. O principal avanço foi o projeto Let’s Encrypt, da Linux Fundation, que passou a fornecer um certificado gratuito.

Usando o HTTPS

O certificado SSL é instalado e configurado nos servidores. Para utilizá-lo em seu site, converse com sua hospedagem para que eles o instalem. Preferencialmente o Lets’ Encrypt. Muitos serviços de hosting já estão com a opção de contratação de hospedagem + certificado (gratuito). Caso seu hosting não esteja adaptado ou não queira implementar isso, mude! Sempre trabalhamos com a Via Hospedagem e a Porto Fácil que são nossos parceiros e fornecedores de hospedagem. Eles sempre estão ligados nessas mudanças.

Para concluir, se o seu site site ainda não fornece as páginas criptografadas e em HTTPS, não perca o prazo e até o mês de junho instale um certificado em sua hospedagem. Permaneça seguro, para o Google continuar te ranqueando e seu site aparecendo nos resultados de pesquisas. Não perca cliques! Fica a dica.

Não sabe fazer isso e nem tem ideia por onde começar? Podemos te ajudar, fale com a gente.

Back To Top