skip to Main Content
Arquitetura De Site

Arquitetura de Site

Neste artigo vamos mostrar porque a arquitetura de site é algo tão importante para as futuras ações de marketing. Já foi o tempo em que o site era um “cartão de visitas” da empresa na web. Hoje é muito mais do que isso. Sempre falamos a nossos clientes que o site nunca está pronto, que é algo vivo e em constante evolução.

Arquitetura de Site – o que é?

Após finalizarmos o briefing com o cliente, nossa preocupação se volta para nosso amigo Googlebot. Ele é o robô indexador do Google. O site não pode estar bonito apenas para quem o vê. Ele precisa estar muito funcional e bem montado para o Googlebot entender o que tem nele.

Para isso existem várias boas práticas e vamos falar sobre algumas aqui:

Palavra-chave

Toda página do site precisa trabalhar uma palavra-chave principal. Essa normalmente é a palavra que imaginamos que usuários digitem em seus buscadores para fazer uma pesquisa.

Headers

Os headers são os cabeçalhos. Assim como em um livro, eles vão dando a profundidade da informação. Para identificar, utilizamos tags de <h1> até <h6>. Uma página somente pode ter uma tag <h1>. Caso sejam utilizadas mais, o robô não consegue identificar sobre qual o assunto. A partir dela, a próxima a ser utilizada é o <h2> e assim por diante. Quando utilizamos um <h3>, o Googlebot entende que esse sub-título está ligado do próximo <h2> acima. E, consequentemente, está ligada ao <h1>. Assim, através da semântica, o indexador vai ligando as palavras-chave ao assunto principal.

Title

Essa também pode haver somente uma por página. Normalmente a palavra utilizada pela Title é a mesma da <h1>.

URL Amigável

A regra para saber se sua URL é amigável é bastante simples. Apenas uma pergunta: “Lendo a URL, consegue saber do que a página trata, sem ter que ler o conteúdo?” Se sim, então o endereço da página é amigável. Caso venha um monte de código, então ela não é.

Nomenclatura de Arquivos

Quando nomeamos um arquivo e enviamos para o servidor, ele não pode ter em seu nome:

  • Caractere especial;
  • Letra maiúscula;
  • Acentuação;
  • Cedilha;
  • Underline;
  • Espaço.

Ele precisa ter letras minúsculas e as palavras podem ser separadas por um “-“. Não utilize nada diferente disso.

Imagens

Todas as imagens devem ser nomeadas preferencialmente com a palavra-chave da página em que será inserida. Além disso, é importante também colocar a palavra no título e no texto ALT dela.

Apesar de existirem vários outros itens para melhorar a indexação, esses são os mais comuns em erros. Por diversas vezes, atendemos clientes que estavam com esses tipos de problemas. O Google possui uma série de artigos de SEO. Neles, trata das boas práticas.

Além do SEO, esses itens também são considerados pelo Google em links patrocinados. Quando fazemos uma anúncio no Google Adwords, a página de destino é levada em consideração. Para o buscador entender o que tem lá, a arquitetura de site precisa estar bem feita. Principalmente palavra-chave e títulos.

Desenvolvemos sites aplicando todo esse conhecimento para obtermos uma melhor indexação. Consequentemente, isso melhora ranqueamento e  o posicionamento nos resultados de pesquisa.

Back To Top